Torneios de Tênis

A mente dos vencedores

-

Como grande parte dos tenistas já deve saber, o tênis requer muita concentração do jogador. A parte mental é importantíssima. O sucesso de um tenista não depende apenas de sua técnica e físico, mas, assim como num jogo de xadrez, também de sua mente.

Para um tenista ter sucesso em qualquer jogo e até mesmo em treinos, ele tem que estar preparado para a vitória e saber como alcançá-la.

A maioria dos tenistas alteram-se psicologicamente ao chegar em estágios críticos do jogo como um break point, um set point ou mesmo um match point (o que é bastante normal). Mas tenistas não preparados para vitória se alteram de tal forma em pontos como esses, que o rendimento cai em até 80%, o que na grande maioria das vezes resulta em derrota.

Uma pesquisa feita entre atletas Olímpicos de vários outros esportes, apontou que para ter um maior rendimento em jogo e evitar problemas como o descrito acima, os atletas usam as seguintes psicologias:

- - "Tentar ganhar". Sempre tenha esta frase em mente. Muitos atletas, mesmo inconscientemente, entram em quadra pensando em "não perder", o que é erradíssimo. A palavra derrota (perder) leva um senço negativo ao cerebro que irá mandar impulsos magnéticos ao seu corpo deixando o mesmo tenso (acarretando a tradicional insegurança ou "braço preso"). Portanto, tire todas as responsabilidades de ter que fechar o game e pense simplesmente em tentar fechar o ponto para ganhar o game, set ou jogo (não importa a situação do mesmo).

- Viva a "atualidade". Nunca pense em "se eu perder esse ponto, eu perco o jogo." Não tente prever. Use o futuro apenas para traçar planos do tipo: "Se está 15X40 e eu estou servindo, tenho que dar o máximo de energia nos próximos pontos usando um jogo mais seguro para evitar erros e esperando a hora certa de arriscar."

- Aprenda com seus erros. Se você errou, pense na origem do erro e tente não repetí-lo ao invés de sair gritando porque você não gostou do que fez. Use o exemplo de Newton, quando uma maçã caiu em sua cabeça. Ao invés de se aborrecer, ele criou uma das mais importantes leis da física e ficou famoso. Traduzindo: Se você errou, não fique nervoso, mas pare e pense na origem do erro para não repeti-lo (acompanhe as próximas dicas, pois irei entrar mais a fundo nesse tópico).

Essas não são as únicas psicologias usadas por atletas profissionais, mas com elas você poderá ter um maior rendimento em seu jogo e derrotar aquele adversário que você nunca vence. Como elas não são as únicas, elas podem não ser suficientes para um grande aproveitamento, mas com certeza ajudarão.

Faça bom proveito!


Por Bernardo Erlacher Roubach

 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis

Loading ...