Torneios de Tênis

Auto-conhecimento para um melhor desempenho


Por Laurent Olivier Abes*

FedererA frase “conheça a si mesmo” é encontrada em muitos livros e foi dita por muitos pensadores da Filosofia, das artes marciais, entre outros. No tênis, isto também é muito importante para detectarmos as nossas falhas e fraquezas, como um tipo de auto-avaliação.

Mas no que devemos prestar atenção durante o jogo? É claro que quando estamos na quadra, há uma tendência em preocupar-se com o placar ou com a estratégia de jogo, porém, é de suma importância que sejamos capazes de perceber mudanças no nosso corpo ao longo da partida.

Quais mudanças?

Podem aparecer diversas, entre as quais se destacam a tensão muscular, o batimento acelerado do coração, a sudorese aumentada, certa agitação ou uma apatia, pensamentos negativos ou pensamentos voltados para situações passadas ou futuras. Todos estes aspectos podem corresponder aos momentos específicos da partida em que a pressão é maior e refletem alterações no estado ideal de desempenho ótimo.

O primeiro passo é ficar atento a estas variações em nosso organismo e, de preferência, durantes os intervalos ou antes do jogo. O próximo passo é identificar em que momento isto ocorre e aprender algumas técnicas para lidar com cada um dos aspectos citados. Estas podem ser iniciadas fora e depois utilizadas dentro da quadra.

Por exemplo: Eu percebo que toda vez que vou sacar para salvar um break-point minha musculatura fica tensa e o meu coração acelerado.

Posso praticar técnicas de relaxamento profundo e de respiração, fora da quadra, e depois tentar aplicá-las nos momentos da partida em que sinto a necessidade.

Cada pessoa reage de maneira diferente em função de sua personalidade, experiências adquiridas e da capacidade de tolerância à pressão ou ao estresse. Uma coisa é certa: todos os tenistas sentem, de alguma forma, a pressão, inclusive o Nadal ou o Federer, porém alguns estão mais bem preparados para lidar com ela.

Enfim, procure conhecer-se melhor e aprender a lidar com a pressão, pois isto será de grande valia não só durante um jogo de tênis, mas principalmente durante as partidas que temos de participar diariamente ao longo de nossa vida.

 

* Prof. Laurent Olivier Abes, Cref-sc 1305, é formado em Educação Física e possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Trabalha com tênis desde 1994. Sócio-responsável da empresa Mental Tennis, atua como professor e treinador de tênis em Florianópolis. Membro do Núcleo de Estudos em Tênis de Campo e do Laboratório de Neurociência do Esporte e do Exercício da UFSC.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.mentaltennis.xpg.com.br

 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis