Torneios de Tênis

Toh pagando para não NÃO VER


Ilustra
 
Imagine que você é um torcedor "roxo" do XV de Piracicaba e ficou muito contente ao ver na grade de programação do canal de esporte de sua TV por assinatura (PAGA) que seu time vai jogar contra um time da capital e o jogo será televisionado ao vivo. A alegria toma conta do seu ser e você seria capaz de dar uma desculpa esfarrapada para seu chefe te liberar mais cedo só para preparar o ambiente deste evento tão importante pra você.

O primeiro tempo termina em 0 x 0, mas seu time está jogando bem e teve chances de fazer o gol, está de fato um momento de lazer único e tudo isso graças ao seu canal campeão de esportes que decidiu transmitir esse jogo ao vivo.

Então quando o segundo tempo está prestes a começar o narrador anuncia que a partir deste momento estará sendo transmitido o Aberto de Tênis da Argentina com o incrível jogo de Monaco X Robredo, que é isso? Monaco pra esse torcedor é apenas uma cidade onde todo ano tem uma corrida de F1 e Robredo nem parece nome de gente.

Aposto que esse torcedor iria a loucura! Ainda mais quando percebe que nem mesmo a legenda do canal na grade de programação mudou e o jogo do XV de Piracicaba ainda consta como sendo transmitido ao vivo no canal.

Tudo isso de fato aconteceu, mas foi exatamente o inverso, o fã do esporte era do tênis e bem no meio da final do Aberto de Tênis da Argentina, que foi amplamente divulgada anteriormente com chamadas na programação da SPORTV informando data e horário, o jogo foi brutalmente interrompido com o narrador dizendo estar levando ao telespectador, que mais se parece com um burroespectador, um jogo entre BOCA e LANUS, ou seria LANUZ, sei lah !!!

E esse é só um exemplo pois tem havido diversas outras trapalhadas de diversos canais com a transmissão de vários esportes, e sempre com relação direta ao futebol, pode parecer que isso é pegar no pé do futebol, mas não é isso, o futebol está sendo usado por alguns que estão ganhando muito dinheiro com ele e a ganância desses homens está sufocando a divulgação dos demais esportes principalmente para as novas gerações.
 
O desrespeito pelo assinante que paga para ter acesso a uma programação diferenciada e diversificada fica cada vez mais evidente, outros esportes são simplesmente neutralizados na grade de programação dos canais de esporte e a M! do futebol, até argentino, está como um câncer crescendo e acabando com o futuro dos outros esportes.

A prática e o desenvolvimento desses esportes, inclusive do tênis, pelas próximas gerações só pode se dar pela divulgação em massa nos meios de comunicação e o principal deles é a TV, não é possível mais engolir a desculpa de que só pelo fato de não dar IBOPE os outros esportes devem ser assassinados pela mídia esportiva.

Note que TODOS os telejornais esportivos na TV aberta e por assinatura tem mais de 90% da pauta sobre futebol, a qualquer momento que você ligue sua TV você pode ver algum jogo ou algo sobre futebol passando, um monte de "malas" sentados em cadeirinhas falando abobrinhas sobre a preparação de goleiros do Goiás! E isso é o mais comum de ser visto, querem que achemos isso normal, isso tudo é uma lavagem cerebral! Os efeitos disso só serão vistos com clareza no futuro mas com certeza alguns já podem ser vistos hoje.
 
A luz no fim do túnel é cada vez menos nítida mesmo assim existe um advento com bandeira "pirata" que pode mudar algo nesse cenário, são as transmissões pela internet, os controladores da mídia no mundo estão de olho nessa brecha e logo devem encontrar formas de barrar a informação e diversão livres nesse veículo também, sempre criando formas de ganhar dinheiro em detrimento do espectador, mas por enquanto é possível ver em qualidade regular jogos e eventos esportivos pela internet gratuitamente.

Um exemplo é o site www.adthe.net que transmite quase todos os jogos de tênis disponíveis no mundo!

Outro exemplo é o www.fromsport.com que também consegue várias transmissões de torneios pelo mundo.


 
Em um comentário abaixo deste artigo, o leitor Libardi comentou sobre um canal de TV 24h horas voltado para trasmissão de tudo referente ao Tênis, essa idéia é 100% ótima e já que é pra sonhar eu sugiro cada esporte ter também seu respectivo canal com a programação produzida nacionalmente.

Mas voltando no canal sobre tênis, fiquei imaginando que nele todo tipo de torneio poderia ter sua divulgação, desde o amador até o Grand Slam, "tele-aulas" poderiam ser dadas todos os dias com temas dos mais diversos e com professores variados também, assim cada um poderia contribuir com dicas diferentes e formar ainda melhor a base de informações dos tenistas.

Só que no Brasil estou vendo que isso nem dá pra chamar de sonho, é quase uma utopia!

Pelas minhas contas, aproximadamente 85% do tempo nos canais de esporte é usado para transmitir programas sobre o assunto futebol.

Os reflexos disso já estamos vendo hoje, com grandes times de vôlei sendo fechados e grandes centros de treinamento de tênis sendo demolidos para a construção de grandes edificações comerciais ou residenciais.

Cada vez mais teremos notícias do encolhimento de apoios e estruturas para outros esportes e cada vez mais o futebol é organizado e desenvolvido.

Veja bem, quero que o futebol seja sim desenvolvido e que continue sendo o esporte nacional de alta qualidade que é, mas deixar a grande maioria dos esportes sem atenção é um CRIME, deixar de alimentar uma criança faz com que ela fique raquítica e esses danos no futuro são quase irreparáveis, essa metáfora pode ser aplicada para dizer que o Brasil terá seus esportistas raquíticos perto do nível dos esportistas dos outros países, isso é se já na sua maioria não é.

O esporte nacional (tirando o futebol) vive a espera de milagres, que depois são popularmente conhecidos pelo povo como João do Pulo, Oscar, Guga, César Cielo... quanto tempo será que vamos ficar esperando por mais milagres?

Tomar como referência programas governamentais de apoio com grande sucesso dos outros países, como o de Cuba, já seria um ótimo rumo, sabe-se que mobilizar a nação para gerar o fomento pela prática de novos esportes leva tempo e tudo começa na escola, por isso a apresentação e veiculação desses esportes nos meios de comunicação também é vital.

As pessoas só apreciam e se interessam por aquilo que conhecem.

Sem informação que fomente a prática de determinado esporte não existe esportista.

Ou seja, sem pessoas interessadas já não existe esporte.

Mesmo assim ainda existem grupos, em alguns esportes, que resistem e com recursos próprios muitas vezes tem o mérito de chegar até em uma olimpíada.

O patrocínio só apóia aquilo que dá certo e tem visibilidade.

O governo só apóia aquilo que o povo quer, rendendo mais votos e também visibilidade.

Sem apoio do estado ou da iniciativa privada e sem interesse das pessoas não se formam "esportistas de elite".

Sem "esportistas de elite" não se tem visibilidade para determinado esporte.

Sem nada disso o Brasil continua a fazer suas aparições pífias em olimpíadas, jogando fora seu potencial de ouro e ainda menosprezando os poucos sobreviventes brasileiros, que conseguem chegar ao nível olímpico e competir com atletas de países com treinamento de alto nível, em esportes que eu nem saberia escrever o nome.

Depois disso vemos os veículos de comunicação co-responsáveis por essa catástrofe colocar os holofotes em milagres que acontecem a cada década minimizando assim sua parcela de culpa e mantendo a nação em estado de conformismo... até os próximos 4 anos.

O espaço que se tem para levar informação, entretenimento e educação na TV brasileira hoje é muito mal aproveitado, no setor do ESPORTE este erro é ainda mais visível, as empresas tem concessão pública para explorar comercialmente estes espaços, mas também tem deveres e responsabilidades quanto a qualidade das informações divulgadas que devem ser alinhadas ao bem estar da própria nação.

Isso é bem diferente de CENSURA.

Uma frase que pode explicar tudo isso muito bem é, "O POVO SABE O QUE QUER MAS TAMBÉM QUER O QUE NÃO SABE" (se alguém souber de quem é a autoria dela por favor me informe, certa vez ouvi Gilberto Gil pronunciando mas não lembro se é dele mesmo), isso quer dizer que o que as pessoas querem ver talvez não seja o BBB 354, quem sabe assistem por não ter outra opção melhor! (isso também pode ser estendido na escolha de nosso representantes políticos, mas é melhor nem entrar nesse mérito, quero continuar com o site no ar).

Quer ver um exemplo radical, com certeza se tivesse 85% de programas destinados a falar sobre a "esgrima" nos canais de esporte, a esgrima brasileira teria seus praticantes, resultados e estrutura se desenvolvendo e melhorando muito mais rapidamente.

Este é mais um problema brasileiro que não tem mais solução a curto prazo, e com a inércia em que está a discussão do assunto nem a longo prazo dá pra dizer que algo pode ser melhor, entenda melhor como comparativo ao nível de crescimento de outros países como o Brasil, pois crescer e melhorar resultados os nosso sobreviventes esportistas continuam a conseguir.
 
Desculpe concluir com um parágrafo pessimista.
 
 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis