Torneios de Tênis

Como criar a tal "cultura do tênis"

Jogar tênis é fácil perto das dificuldades para praticar o esporte no Brasil


Em média 90 minutos de jogo, 22 jogadores formando duas equipes, mais dois técnicos e meia dúzia de jogadores reservas para cada equipe sentados do lado de fora de campo que normalmente ficam sem fazer nada a maior parte dos 90 minutos, além claro do juiz e dos três assistentes, esse esporte “simples” de se praticar, que você deve conhecer, é o mais difundido e desenvolvido em nosso país.

Nessas contas já são 40 pessoas com participação direta no jogo, isso sem contar gandulas e outros personagens coadjuvantes deste filme que se repete ao menos 3 vezes por semana com jogos ao vivo na TV aberta e a todo momento, sem exageros, na TV por assinatura, com VTs até de jogos de 5º divisão entre o Piraporinha do Sul contra o CRB do Norte e transmissão ao vivo do treino de dois toques da seleção brasileira enquanto o Nº1 do mundo, Nadal, joga ao vivo em Madri.

Só o número de participantes necessários para realização desse esporte chamado futebol já é um desafio logístico, sem contar o aperfeiçoamento de técnicas, a enorme área usada como campo e a preparação para que os atletas se desenvolvam e cheguem a níveis elevados que o brasil tem aos montes.

No tênis dois jogadores fazem normalmente uma partida com até 3 sets, que em média dura também os 90 minutos, só que nesse jogo cada competidor centraliza todas as funções de um time de futebol em um único indivíduo, ele mesmo tem que ser atacante e fazer um winner, ele mesmo tem que ser um goleiro e defender o saque do adversário, ele mesmo tem que ser técnico e meio-campo para articular as jogadas subir a rede e matar o ponto voleando, ele mesmo ainda é o juiz da partida quando jogado em nível amador, o que no futebol nem em nível amador é impossível pois sempre é motivo de discussão e até brigas, por isso sempre existe o cara que é ruim de bola e é empurrado para apitar as partidas, esse cara normalmente vira comentarista no futuro.

De vários pontos de vista o tênis é mais simples de ser praticado que o futebol e as necessidades para realização de uma partida são extremamente mais racionais e práticas, por isso ele é esporte popular em países como a Argentina, que tem muitos jogadores entre os melhores do mundo sempre, mas ao mesmo tempo tem uma das melhores seleções do mundo também.

Lógico que não dá pra dizer ao certo, mas talvez o futebol esteja sufocando não só o tênis mas outros esportes menos difundidos que precisam apenas de visibilidade e praticantes para que se desenvolvam, o dinheiro em patrocínio de diversas formas vem depois e são decorrentes da procura.

Por quais motivos o tênis no Brasil não deslancha já foi tema para diversos entendido do esporte analisarem e o que todos dizem é que sem grandes jogadores de alto nível, sim, sim, tivemos o Guga que serviu apenas para apresentar o esporte para o público em geral, hoje voltamos a estaca zero.

Sem ídolos a mídia perde o interesse e sem holofotes o esporte perde ainda mais visibilidade e os programas de incentivo de governos estaduais e municipais são quase inexistentes, alguns programas privados de academias com patrocinadores isolados que apostam em jovens jogadores acontecem caso algum manda-chuva da empresa patrocinadora, que joga tênis aos finais de semana, decide liberar uns trocados, que no futebol não daria nem para alugar o campo de treino.

Percebo que uma criança, um jovem ou uma pessoa adulta que tenha a oportunidade de conhecer o tênis e pratica-lo, assim como no futebol, seus movimentos, regras e funcionamento passam a ser algo natural.

Portanto essa história de que futebol é algo popular por ser simples e barato não cola mais, a questão sensível dessa história está no incentivo por meio de programas de governo na educação em escolas por todo o país, futebol está no sangue brasileiro e não preciso mais de apoio público.

O papel das redes de comunicação também está muito cómodo ao dizer apenas que não existe procura por outros esportes e que sem brasileiros bem rankeados o público perde o interesse, o desequilíbrio de espaço dentro da grade de programação é exagerado até nos noticiários de esporte, pendendo escandalosamente para o futebol, o telespectador não tem nenhum poder sobre a programação de canais, nem no sistema por assinatura, onde se imagina ter maiores opções, existe coerência.

Futebol de fato é uma paixão, insana, nacional.


 
Escrito por Zette

 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis