Torneios de Tênis

Ensinando a Pronação


 


 

A informação você está prestes a ler, é um assunto de um debate interessante dentre alguns biomecânicos de tênis do mundo e filósofos, incluindo alguns não citados neste artigo. Há interpretação Individual destas informações, mas este tema está ainda em contínua discussão, e este artigo não é uma resposta final à pergunta. Entretanto, é causa de danos de ombro nos jogadores juniores, o que deveria ser seriamente considerado.

 

O que é, afinal, pronação ?

 

Uma das maiores descobertas no tênis, ensinando durante 20 anos, foi a pronação, ou seja, o giro do antebraço, pulso e palma no fim do movimento, principalmente no saque que acontece tão rapidamente, que a maioria dos observadores não conseguem ver.

 

Considerações de estudiosos sobre a pronação

 

Por muitos anos, professores de tênis dizem a seus estudantes para "quebrar seu pulso", que foi interpretado mal pelos alunos que quebravam para abaixo e para dentro, em vez de para cima e para fora. Hoje, muitos professores dizem, "faz o cinco" para a bola.

 

A descoberta do ensino da pronação e a força que esta acresce ao serviço no fim do cadeia motriz não tem sido totalmente positivo, segundo notado biomecânico, Dr. Jack Groppel.

 

Groppel nos diz que a ênfase do ensino da pronação por professores e treinadores acentuadas nesta parte da cadeia motriz, está conduzindo à um número dramático de problemas de braço e ombro, e um novo estudo desta teoria usada se faz necessário.

 

Dr. Bruce Elliot da Universidade de Austrália Ocidental é altamente considerado mundialmente por seu trabalho na biomecânica de tênis e tem sido um pioneiro no esforço para determinar o que cada elo na cadeia motriz contribuí para força global.

 

Segundo um estudo de biomecânica conduzido por Dr. Elliot ,associados aos segmentos dos membros superiores somente, os que usam a pronação aumentam apenas 5.2% da velocidade global em um servido! Em essência, pouco ganho para o risco de lesão envolvido.

 

Os estudos mostram que a velocidade principal no servido é gerada pela rotação de ombro interna (aproximadamente 54%) e a flexão da mão ( giro da mão para trás em efeito elástico, erroneamente falado como "quebrar o pulso" ) contribuindo com 31% da velocidade.

 

Dr. Groppel diz que a maioria de informações para professores de tênis, são no sentido dos estudantes enfatizam o movimento de pronação em vez o de rotação de ombro interna, o que conduz a danos de ombro causados por estresse repetitivo.

 

"Por ensinar o movimento de "jogar" primeiro, você está obtendo energia para ajudar o ombro, que está para trás," diz Dr. Groppel. " enfatizando a rotação de ombro interna para gerar força teremos menos estresse de musculatura."

 

Dr. Groppel concorda que a pronação é um fim necessário e natural do movimento de serviço, mas está convencido que a ênfase deste movimento está relacionado a danos de ombro, que ele tem visto dentre os jogadores de tênis juniores. O ensino necessita evoluir com caminhos mais seguros para desenvolver o saque.
 


"Certamente você deseja que seus alunos tenham um saque veloz, mas não tentando obter o aumento da produção de giro, ensinando pronação excessiva. O Junior não está bastante forte para controlar a aceleração quando eles tentam bater mais forte" ele diz. "Quando eles tentam obter mais rotação na bola com exagerada pronação em vez de somente escovar a bola, deixando a pronação acontecer naturalmente, eles criam um esforço muscular que causam lesões de pulso."

 

Até Mesmo o a maioria dos movimentos perfeitos estão também estressando o corpo humano, aponta Dr. Groppel. Um rotação de pulso atua basicamente com quatro músculos flexores magros. Esses quatro músculos andando a 90-100 milhas por hora, repetidas vezes nas disputas de tênis. O corpo humano não é uma máquina perfeita capaz de ir da velocidade máxima para velocidade zero instantaneamente, repetidas vezes. Até mesmo com bom condicionamento e treinamento com pesos, para fortalecer esses músculos, o servido ainda pode causar estresse tremendo em adultos.

 

"Aconselho ensinar o saque aos principiantes naturalmente não alertando para o movimento de pronação, porque ele ocorre naturalmente amadurecendo com o tempo. Em todos os anos que eu tenho ensinado, eu nunca ensinei pronação. "

 

Dr. Groppel e outros biomecânicos tem estudado a cadeia motriz nos golpes de tênis, e compreendem que cada pedaço da cadeia contribui para o próximo elo.

 

"O perigo acontece quando os técnico tem um júnior que está pronto para ir para um treino de saque agressivo. Então ao técnico diz, 'Para obter mais spin, pronação.'"

 

"Necessitamos ensinar o spin por escovar a costas da bola."

 

"Para mais topspin, o antigo american twist, o único caminho para executar este golpe está em arquear suas costas, e você pode realmente ferir sua costas.

 

"Eu acredito que se você usar as partes do corpo maiores, você pode obter velocidade no braço sem usar tanto esforço muscular. Sim, Eu posso bater uma bola muito forte sem usar minhas pernas, mas eu crio tanto esforço muscular nos membros superiores que vou ferir as pequenas partes do braço."

 

Enquanto há discordância dentre os biomecânicos, com respeito a força que cada elo na cadeia motriz contribui, eles claramente concordam que enfatizar um elo na cadeia, como é comum ser feito com a pronação, isto pode conduzir a danos sérios em nossos jogadores.

 

Ensinar a compreender o conceito da cadeia motriz, aumentará a capacidade do jogador para desenvolver um saque efetivo para muitos anos.

 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis